quarta-feira, 21 de setembro de 2016



o site do creative commons permite criar licenças gratuitas.
Bom seria se disponibilizássemos uma quantidade significativa de recursos educacionais abertos.

Hacker e cracker tem diferenças, acesse o link e conheça mais sobre o assunto.

Os software proprietário trazem alguns problemas quando os códigos fechados ocultam o conhecimento. As empresas preferem o software proprietário, mas  muitas vezes desconhecem que os software livre trazem muitos benefícios.
Um software só é livre quando tem essas características: Liberdade para conhecer e estudar; Liberdade para modificar e melhorar; liberdade para compartilhar; liberdade para usar para qualquer fim.
 A cibercultura mudou nossa percepção te tempo e espaço,  André Lemos afirma isso em CIBERCULTURA, Alguns pontos para compreender a nossa época.  Ele diz que Cada transformação midiática altera nossa percepção espaço temporal, chegando na contemporaneidade a vivenciarmos uma sensação de tempo real, imediato, “live”, e de abolição do espaço físico-geográfico. A sociedade da informação é marcada pela ubiqüidade e pela instantaneidade.
 María Helena Bonilla diz que o Software livre é o  que apresenta como principal propriedade a liberação do seu código fonte , e não apenas a comercialização da licença de uso do código objeto , propriedade fundamental do software proprietário.  Ela afirma que uma vez tornado  público o sistema que explicita todas as rotinas de processamento do software livre, é possível estudar, modificar, aperfeiçoar e socializar novamente o mesmo, num processo ininterrupto, e com a participação de todos aqueles que tiverem interesse no foco de atuação desse software. Considero muito importante a atuação do software livre pois ele contribui para o compartilhamento do conhecimento. Deveria ser mais utilizado na educação, já é instituído desde 2007, mas os professores precisam ser preparados de fato para o uso do software livre.