quarta-feira, 27 de julho de 2016

A inserção das novas tecnologias no ambiente escolar é muito importante para o contexto do ensino na contemporaneidade. Contudo, existe um caminho para ser percorrido, desde a preparação de professores até a criação de aplicativos e inserção na sala de aula. Não basta inserir a tecnologia digital e continuar com a metodologia tradicional. É preciso inserir a tecnologia juntamente com una forma mais adequada de ensinar.

terça-feira, 19 de julho de 2016


ÁUDIO- AULA SOBRE O CORDEL 



CORDEL

   A LITERATURA DE CORDEL É UM POEMA POPULAR. ELES SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA, PODEM VIR ILUSTRADOS OU NÃO. O NOME CORDEL SE ORIGINOU EM PORTUGAL, PAÍS QUE TINHA A TRADIÇÃO DE PENDURAR FOLHETOS EM BARBANTES. ESSA TRADIÇÃO GANHOU O NORDESTE DO BRASIL.
   OS CORDELISTAS RECITAM OS VERSOS DO CORDEL DE FORMA MELODIOSA E CADENCIADA. AS APRESENTAÇÕES SÃO FEITAS DE FOMA EMPOLGADA E ALEGRE, SÃO ACOMPANHADAS DO INSTRUMENTO VIOLA.
   A LITERATURA DE CORDEL TEVE INÍCIO COM O ROMANCEIRO LUSO-HOLANDÊS NO RENASCIMENTO E NA IDADE CONTEMPORÂNEA. NO FINAL DO SÉCULO XIX JÁ POSSUÍAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA NOSSA CULTURA BRASILEIRA. NOS CORDÉIS SÃO APRESENTADOS TEMAS DO COTIDIANO, LENDAS, TEMAS HISTÓRICOS.
   A LITERATURA DE CORDEL É MUITO PRESENTE NOS ESTADOS DO NORDESTE COMO PARAÍBA, PERNAMBUCO, MAS TAMBÉM ALCANÇOU OUTROS ESTADOS COMO RIO DE JANEIRO.
   A ARTE DO CORDEL COSTUMAVA SER VENDIDA PELOS AUTORES  EM MERCADOS E FEIRAS. HOJE, JÁ ALCANÇA OUTROS ESPAÇOS COM LIVRARIAS, CASAS DE CULTURA, FEIRA CULTURAL E NAS PRÓPRIAS APRESENTAÇÕES DOS CORDELISTAS.
http://colegiogenoma.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-literatura-de-cordel-2/