quarta-feira, 21 de setembro de 2016
A cibercultura mudou nossa percepção te tempo e espaço, André Lemos afirma isso em CIBERCULTURA, Alguns pontos para compreender a nossa época. Ele diz que Cada transformação midiática altera nossa percepção espaço temporal, chegando na
contemporaneidade a vivenciarmos uma sensação de tempo real, imediato, “live”, e
de abolição do espaço físico-geográfico. A sociedade da informação é marcada pela
ubiqüidade e pela instantaneidade.
María Helena Bonilla diz que o Software livre é o que apresenta como principal propriedade a liberação do
seu código fonte , e não apenas a comercialização da licença de uso do código objeto ,
propriedade fundamental do software proprietário. Ela afirma que uma vez tornado público o sistema que explicita
todas as rotinas de processamento do software livre, é possível estudar, modificar, aperfeiçoar
e socializar novamente o mesmo, num processo ininterrupto, e com a participação de todos
aqueles que tiverem interesse no foco de atuação desse software. Considero muito importante a atuação do software livre pois ele contribui para o compartilhamento do conhecimento. Deveria ser mais utilizado na educação, já é instituído desde 2007, mas os professores precisam ser preparados de fato para o uso do software livre.
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
quarta-feira, 27 de julho de 2016
A inserção das novas tecnologias no ambiente escolar é muito importante para o contexto do ensino na contemporaneidade. Contudo, existe um caminho para ser percorrido, desde a preparação de professores até a criação de aplicativos e inserção na sala de aula. Não basta inserir a tecnologia digital e continuar com a metodologia tradicional. É preciso inserir a tecnologia juntamente com una forma mais adequada de ensinar.
terça-feira, 19 de julho de 2016
CORDEL
A LITERATURA DE CORDEL É UM POEMA POPULAR. ELES SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA, PODEM VIR ILUSTRADOS OU NÃO. O NOME CORDEL SE ORIGINOU EM PORTUGAL, PAÍS QUE TINHA A TRADIÇÃO DE PENDURAR FOLHETOS EM BARBANTES. ESSA TRADIÇÃO GANHOU O NORDESTE DO BRASIL.OS CORDELISTAS RECITAM OS VERSOS DO CORDEL DE FORMA MELODIOSA E CADENCIADA. AS APRESENTAÇÕES SÃO FEITAS DE FOMA EMPOLGADA E ALEGRE, SÃO ACOMPANHADAS DO INSTRUMENTO VIOLA.
A LITERATURA DE CORDEL TEVE INÍCIO COM O ROMANCEIRO LUSO-HOLANDÊS NO RENASCIMENTO E NA IDADE CONTEMPORÂNEA. NO FINAL DO SÉCULO XIX JÁ POSSUÍAM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA NOSSA CULTURA BRASILEIRA. NOS CORDÉIS SÃO APRESENTADOS TEMAS DO COTIDIANO, LENDAS, TEMAS HISTÓRICOS.
A LITERATURA DE CORDEL É MUITO PRESENTE NOS ESTADOS DO NORDESTE COMO PARAÍBA, PERNAMBUCO, MAS TAMBÉM ALCANÇOU OUTROS ESTADOS COMO RIO DE JANEIRO.
A ARTE DO CORDEL COSTUMAVA SER VENDIDA PELOS AUTORES EM MERCADOS E FEIRAS. HOJE, JÁ ALCANÇA OUTROS ESPAÇOS COM LIVRARIAS, CASAS DE CULTURA, FEIRA CULTURAL E NAS PRÓPRIAS APRESENTAÇÕES DOS CORDELISTAS.
http://colegiogenoma.com.br/blog/voce-sabe-o-que-e-literatura-de-cordel-2/
quarta-feira, 13 de julho de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)